Por Thaís Sprovieri

Foto: Sonja Langford/Unsplash

O horário de verão de 2018 começa na primeira hora deste domingo (4). À meia-noite, os moradores de 10 estados e do Distrito Federal devem adiantar o relógio em uma hora.

Até o ano passado, o horário iniciava no terceiro domingo do mês de outubro, mas este ano foi encurtado para que não começasse entre o primeiro e o segundo turno da eleição. Com isso, o período do horário de verão de 2018 e 2019 vai ter 15 dias a menos, terminando no terceiro domingo de fevereiro do próximo ano.

O fim do horário de verão chegou a ser analisado pelo governo. Um estudo do Ministério de Minas Energia apontou queda na efetividade da iniciativa, já que o perfil do consumo de eletricidade não estava mais ligado diretamente ao horário, mas sim à temperatura. Para o diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura, Adriano Pires, a medida não tem gerado uma economia efetiva.

O Horário Brasileiro de Verão foi instituído pelo então presidente Getúlio Vargas, pela primeira vez, entre 3 de outubro de 1931 até 31 de março de 1932.

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome