Você já postou suas fotos do #10yearschallenge ou “desafio dos 10 anos”? Para participar dessa brincadeira, que tomou as redes sociais hoje, basta publicar duas fotos suas: uma atualmente e a outra de como você era há 10 anos.

Mas esse desafio chamou a atenção de uma especialista em tecnologia, que percebeu que a brincadeira pode ser um banco de dados gigantesco para o treinamento de algoritmos de reconhecimento facial entenderem o envelhecimento e as mudanças no rosto das pessoas.

A Letícia Valente e o professor Gil Giardelli, da coluna Revolução BandNews, conversaram sobre os benefícios e os perigos dessa tecnologia. Ouça a conversa aqui ou veja o vídeo ao vivo nos stories do nosso instagram (instagram.com/radiobandnewsfm).

Para ler a matéria da Kate O’Neill na revista Wired, em inglês, clique no link: https://www.wired.com/story/facebook-10-year-meme-challenge/.

Ouça a conversa aqui:

 

12 COMENTÁRIOS

  1. Existe o que chamamos de “Lista de Procurados”. A Tecnologia de reconhecimento facial fornecido a policia permite que somente sejam identificadas faces que constam nesta lista. O Brasil já esta analisando o uso desta tecnologia pelos órgãos de segurança, já sendo possível a identificação de imagens com diferença de idade de até 20 anos.

  2. Qual o problema em ajudar os órgãos de segurança no desenvolvimento da tecnologia? Se for mesmo, acho super válido. Assim podem ser encontradas crianças e pessoas desaparecidas, fugitivos da polícia, etc.

    • O problema está em colher informações pessoais sem declarar o propósito verdadeiro e sem o consentimento das pessoas.

      • Certo, entendi. Mas, enfim, qual é mesmo o problema se vc não fez, não está fazendo e nem pretende fazer nada de errado? Todas as suas informações pessoais já estão disponíveis em bancos de dados oficiais no Brasil. Pensa bem e me conta quais são as informações que eles ainda não tem? Puxa do bolso teus documentos e confirma o que eu estou dizendo.

    • se os órgãos públicos fossem confiáveis vai lá, mas olha a polícia que a gente tem cara, td dia alguém é executado ou torturado

  3. E qual o problema? É uma rede social. Vc está sujeito a ter sua foto clonada, à utilização de suas informacoes, dados…. enfim… quem está na chuva é para se molhar. Se não quer correr o risco não não tenha Facebook , Instagram , Twitter ….. ou não participe destes brincadeiras. Não é obrigatorio!

  4. Pra gente fútil, essas brincadeiras são mais uma bobagem das redes sociais. Muita gente adora esse mundo bbb. Quem já se ligou não fica se exibindo…

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome