Uma substância vendida com facilidade para fazer slimes, uma geleca que virou febre entre crianças, vem provocando casos de intoxicação no Brasil. O bórax, ou borato de sódio, é um produto químico utilizado em fertilizantes, produtos de limpeza e medicamentos. Porém, a substância vem sendo usada como “ativador” da massinha, ou seja, um ingrediente que deixa a mistura menos pegajosa.

Um alerta feito por uma mãe na internet assustou pais essa semana. Cris Pagano afirma que a filha, Valentina, de 12 anos, está internada há mais de uma semana com um quadro de gastroenterite e, segundo ela, o diagnóstico é de envenenamento por bórax. Mas pais e crianças não encontram nenhuma dificuldade para comprar o produto.

A repórter Bruna Barone esteve em uma loja e, mesmo perguntando se havia risco na manipulação da substância, foi incentivada a comprar o pacote pelo vendedor. Na embalagem, há apenas um aviso de que ele deve ser usado sob supervisão de um adulto.

O caso da menina internada não é o primeiro relacionado a possíveis problemas de saúde decorrentes do bórax. A pequena ouvinte da BandNews FM Mirela, de 12 anos, chegou a sentir uma queimadura na pele quando fazia slime:

A mãe dela, Kelly Bazi, não imaginava que a substância pudesse fazer mal, porque encontrou facilmente para comprar:

O pediatra e toxicologista da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Anthony Wong, alerta que os sintomas da intoxicação pelo produto químico são muito semelhantes a uma virose: dor na boca do estômago, náusea e vômito. Segundo o médico, nos casos mais graves a substância pode causar problemas no fígado, insuficiência renal e anemia. Anthony Wong ressalta que o bórax é mais tóxico para crianças que adultos:

O ideal é dar preferência para slimes industrializadas ou kits prontos, que tenham o selo do Inmetro.

Em nota, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária afirma que o bórax tem venda autorizada no Brasil, mas apenas para finalidades autorizadas, como fertilizante e ou produto de limpeza.

A Anvisa disse ainda que a substância não deve ser manipulada por crianças e que não deve ser utilizada em finalidades diversas das autorizadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome