Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Você sabia que o futebol feminino foi proibido no Brasil por 42 anos? As mulheres não puderam praticar o esporte entre 1941 e 1983 por ordem do governo federal. Este é um fato que ajuda a explicar o cenário atual do futebol feminino no Brasil.

E também é tema da exposição temporária ‘Contra-Ataque’, no Museu do Futebol, no Estádio do Pacaembu. A antropóloga e diretora do espaço, Daniella Alfonsi, diz que o evento conta a história do ponto de vista feminino, e não masculino:

 

O acervo da exposição foi montado em conjunto com profissionais ligadas ao futebol feminino. Uma delas é a Aline Pellegrino, que foi capitã da Seleção Brasileira de Futebol Feminino entre 2004 e 2013. Serão expostas fotos inéditas, uniformes, trechos de jornais, documentos oficiais e histórias de personalidades da seleção, arbitragem e imprensa esportiva.

A diretora Daniella Alfonsi destaca uma peça que, segundo ela, é um detalhe que pode fazer o público refletir:

 

O ingresso da exposição custa R$ 15,00 – com direito a meia entrada a R$ 7,50 -; às terças, a entrada é gratuita. ‘Contra-Ataque’ fica em cartaz até 20 de outubro.

O Museu do Futebol também vai exibir algumas partidas da Copa do Mundo feminina na França. O calendário está abaixo e também no site oficial do museu.

2/7 Terça
16h COPA DO MUNDO DE FUTEBOL FEMININO
Semifinal Vencedor do jogo I x Vencedor do jogo II
Sala Jogo de Corpo

3/7 Quarta
16h COPA DO MUNDO DE FUTEBOL FEMININO
Semifinal Vencedor do jogo III x Vencedor do jogo IV

6/7 Sábado
12h COPA DO MUNDO DE FUTEBOL FEMININO
Decisão do 3º lugar

7/7 Domingo
12h COPA DO MUNDO DE FUTEBOL FEMININO
Final

 

 

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome