Ouvintes da Rádio BandNews FM reclamam de assaltos na região da Universidade Federal do ABC, em Santo André. O aluno Nicolas Fernando, que estuda Ciência e Tecnologia na instituição desde 2018, conta que foi feito um corte de verbas em abril deste ano.

Os ônibus fretados que levavam os estudantes dos terminais Santo André e São Bernardo até os campus pararam de circular antes das 21h . O trajeto então começou a ser feito a pé.

No caso de Santo André, a caminhada até a universidade é de 1 km, levando em média até 15 minutos. O nosso ouvinte reclama da falta de iluminação e segurança:

O estudante Nicolas Fernando também explica que os roubos acontecem em qualquer hora do dia. A alternativa encontrada pelos alunos é andar sempre em grupo:

A também estudante Laura Passarella está na UFABC de Santo André desde 2017 e relata que a violência sempre foi uma preocupação. Sem a opção do ônibus, ela conta que redobra a atenção e evita andar sozinha:

Questionada pela BandNews FM, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo disse que as polícias Civil e Militar realizam ações conjuntas para combater os roubos e furtos na região dos campi da UFABC.

Segundo a nota, na área do Segundo DP de Santo André, o primeiro semestre deste ano registrou uma queda de 15% no número de roubos na comparação com o mesmo período do ano passado.

Aos estudantes que entraram em contato pela internet, a instituição disse que “devido a restrições orçamentárias, a UFABC teve que readequar a circulação dos serviços de transporte”. Ainda de acordo com o texto, o portal da universidade oferece uma lista com opções de transporte público para chegar aos campi.

Segue a nota da Universidade Federal do ABC:

O problema de segurança nas imediações do campus Santo André da Universidade Federal do ABC (UFABC) tem sido motivo de preocupação e de atenção da Universidade, sendo que a Reitoria permanece dialogando com os órgãos públicos responsáveis pela segurança pública, assim como com o Conselho de Segurança da região de Santo André (CONSEG – Santo André Norte).

A UFABC dispõe de serviço ininterrupto de segurança comunitária nas portarias de seus campi, sendo que a Guarda Municipal e a Polícia Militar têm atuado, frequentemente, com rondas nos horários de pico da Universidade.

Desde 25/07/2019, a A Polícia Militar começou a fazer policiamento com bicicleta no período vespertino de forma interligada com uma Base Comunitária Móvel. A expectativa das autoridades é de que essa ação contribua para segurança dos alunos e demais pessoas que circulam nesse trecho.

A partir de maio deste ano, houve uma modificação no serviço de ônibus fretados entre os campi e os terminais de ônibus, o qual foi motivado por uma questão legal referente às práticas de concessão de transporte público, e que se manifestou por ocasião da contratação de uma nova empresa prestadora desse serviço.

A Universidade observou a questão legal, ao mesmo tempo em que, ao ter parte de seu orçamento bloqueado pelo Governo Federal, enfrenta dificuldades para a ampliar o serviço de transporte discente em um cenário de expansão do número de alunos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome