Se engana quem pensa que o reumatismo afeta apenas os idosos. Uma em cada 500 crianças tem artrite, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia. Atualmente existem medicamentos no Brasil que tratam os sintomas e evitam sequelas, como deformidade nos membros ou até perda de movimentos, fazendo com que os pacientes levem uma vida normal.

Mas o problema é que muitas vezes, pais e até médicos confundem as dores com outras doenças, o que prejudica o diagnóstico e o tratamento correto.

 

Confira os outros capítulos da série especial de reportagens sobre reumatismo:

12/08 – Vinte milhões de brasileiros sofrem de reumatismo no Brasil

14/08 – Uma simples infecção de garganta pode acabar virando febre reumática

15/08 – Doenças reumáticas, lúpus e fibromialgia têm falha em diagnóstico

16/08 – 2/3 da população de idosos sofrem de fragilidade óssea

7 COMENTÁRIOS

  1. Quando minha filha que hoje tem 14 anos, tinha dois de idade, um dia chegou da pré escola em casa chorando, não sabia de início nos dizer o porque. Em seguida observamos o joelho esquerdo inchado, então entramos em contato com a escola e o transporte escolar para saber se ela havia caído e se machucado lá, mas a resposta foi negativa. O joelho inchava mais a cada dia. Os médicos suspeitavam que um inseto tivesse picado o joelho dela e ela talvez fosse alérgica à picada. Somente depois de uns três ou quatro meses de idas e vindas à clínicas e hospitais descobrimos que a Caroline tinha Artrite Reumatóide Juvenil. Isso nos trouxe grande tristeza, pois viamos que nossa tinha grandes limitações por causa daquela enfermidade. Tratamos com uma médica da Santa Casa em SP. Isso nos causou muita preocupação, mas, hoje, ela está curada, graças a Deus. Essa doença atinge jovens na infância e os casos são mais comuns do que pensamos, tanto é que em Bauru-SP, existe até um centro de estudos só para a Artrite Reumatóide Juvenil, na faculdade UNESP.

    Sebastião João Mendes
    Cidade de Caieiras – SP

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome