Um ouvinte da BandNews FM de Diadema, na região metropolitana de São Paulo, está há cerca de um mês sem poder tomar um remédio para controlar esquizofrenia e transtorno bipolar por falta de abastecimento da secretaria de saúde da cidade.

Arnaldo de Carvalho Júnior, de 39 anos, foi diagnosticado ainda adolescente.

Para diminuir os efeitos dos distúrbios, ele precisa tomar diariamente um comprimido de Aripiprazol, que costumava ser fornecido pelo governo estadual por meio do programa “Dose Certa”.

Há alguns anos, porém, o remédio – que custa cerca de R$ 500 a caixa – deixou de fazer parte da lista medicamentos oferecidos pelo poder público em São Paulo.

Desde então, toda vez que os comprimidos estão em falta, como relata o pai de Arnaldo Júnior, ele precisa ir até a Defensoria Pública para garantir o direito junto à Prefeitura de Diadema:

 

Segundo ele, o município chegou a entrar com uma liminar na Justiça para não precisar mais custear o remédio – pedido que foi negado pelo desembargador responsável pelo caso.

Com o aval da Justiça, mas sem o medicamento, a família sofre com a situação:

 

Procurada pela reportagem da BandNews FM, a Secretaria da Saúde de Diadema afirmou que o abastecimento na rede municipal deve estar regularizado na próxima semana.

De acordo com a pasta, a empresa responsável pelo fornecimento prevê entregar os medicamentos até, no máximo, amanhã.

1 COMENTÁRIO

  1. Passamos por um problema de falta de remédio pra esquizofrenia com a prefeitura de Macaé. A história do paciente Arnaldo foi muito similar a nossa. Embora tivesse autorização da justiça, a prefeitura não comprava justificando que não constava no orçamento anual. Com muita insistência tudo se resolveu pra este ano. E, para não deixar as coisas melhorem, O INSS suspendeu o benefício do auxilio previdência de 1 salario ( meu irmão, diagnosticado há mais de 10 anos com a doença por médicos da prefeitura). Fomos orientados a entrar na justiça novamente e . por uma liminar, recebe-se MEIO salario minimo até a decisão final… Que bom BANDNEWS que vc deu voz à familia do Arnaldo!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome