(Tomaz Silva/Agência Brasil)

Começa nesta segunda-feira, dia 7, a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. A vacina tríplice viral, que está disponível nos postos de saúde de todo país, também protege contra a caxumba e a rubéola. Nos últimos três meses, foram mais de 5.000 casos da doença confirmados, sendo 97% no estado de São Paulo.

A campanha será dividida em duas fases. Na primeira etapa, que vai até 25 de outubro, serão imunizadas crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade. A segunda, a partir de 18 de novembro, será direcionada para adultos entre 20 e 29 anos.

O infectologista do Instituto de Infectologia Emilio Ribas, em São Paulo, Jean Gorinchteyn, alerta para a chamada “Dose Zero”, que será aplicada em crianças de seis meses a um ano:

Já foram confirmadas seis mortes, cinco em São Paulo e uma em Pernambuco. Quatro mortes foram de menores de um ano, além de dois adultos com 31 e 42 anos. Dos mortos, quatro não estavam imunizados.

O infectologista Jean Gorinchteyn reforça a importância dos jovens adultos entre 20 e 29 anos se vacinarem, que já correspondem a mais de 60% dos casos:

De todos os estados brasileiros, 16 não atingiram a meta em 2018. Para incentivar a vacinação, o Ministério da Saúde vai enviar R$ 206 milhões aos municípios que atingirem 95% de cobertura vacinal e informarem mensalmente o estoque das vacinas. A pasta garantiu a compra de mais de 60 milhões de doses para distribuição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome