“Não podemos esquecer: um livro, uma caneta, uma criança e um professor podem mudar o mundo”. As palavras são da jovem paquistanesa vencedora do Nobel da Paz Malala Yousafzai, defensora do direito de acesso das meninas à Educação. A menina, que foi baleada ao enfrentar o grupo terrorista Talibã, conseguiu perceber ainda cedo a importância de um professor na vida de uma criança.

E nada melhor para celebrar o Dia dos Professores, comemorado em 15 de outubro, do que dicas que contribuam para a reflexão sobre o tema. Começamos com indicação de livro. “Inovações radicais na Educação brasileira” traz uma coletânea de artigos sobre práticas educacionais de sucesso nas mais variadas faixas etárias.

Já o filme indicado pela Rosely Sayão para os profissionais de Educação é “Encontrando Forrester”, do diretor Gus Van Sant. O longa conta a história de Jamal Wallace, que ganha uma bolsa de estudos em uma escola de elite de Manhattan devido ao seu desempenho nos testes de seu antigo colégio no Bronx. Ele conhece William Forrester, um talentoso e recluso escritor com quem desenvolve uma profunda amizade. Percebendo o talento para a escrita de Jamal, Forrester procura incentivá-lo a seguir este caminho, mas termina recebendo de Jamal algumas boas lições de vida.

Para os internautas de plantão, a dica é o projeto Sementes da Educação, da Oz Produtora. Eles investigaram e contam em vídeos práticas educacionais de sucesso no Brasil. Vale a pena conferir e se inspirar.

Até a próxima dica!

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome