(Foto: Reprodução)

Ouvintes da BandNews FM dizem que o novo programa online do governo de São Paulo, que promete a abertura, alteração e o fechamento de empresas em até 24h, não está funcionando.

A informação é de pessoas que trabalham na área de contabilidade e estão tendo dificuldades para acessar o sistema e dar andamento a processos de clientes.

O chamado “Integrador Estadual Paulista” passou a valer em agosto e tinha como objetivo facilitar os procedimentos de registro de empresas com o cadastro de informações em um único portal.

O site anuncia “empreender é sua especialidade, facilitar esse caminho é a nossa”.

Na prática, porém, não é o que está acontecendo, como conta o nosso ouvinte Márcio Aquino:

 

O contador Augusto Carvalho, de Sorocaba, revela que desde o último dia 14 realizou reclamações formais pelo site da Junta Comercial do Estado de São Paulo, a Jucesp, mas não é oferecida nenhuma solução para o problema:

 

Questionado, o Governo do Estado de São Paulo afirmou que o sistema está, sim, operando normalmente, de forma que a abertura de novas empresas demora até 24 horas.

De acordo com a nota, é possível que o empreendedor se conecte com todos os órgãos envolvidos no registro empresarial.

O texto diz, ainda, que durante a implantação do sistema houve um período de adaptação nos primeiros dias em que foram necessárias algumas correções na nova ferramenta.

A Jucesp afirmou que há uma equipe técnica de prontidão na Junta Comercial dedicada a solucionar eventuais contratempos – caso haja necessidade, o empreendedor poderá procurar os canais de atendimento para sanar qualquer dúvida.

34 COMENTÁRIOS

  1. É claro que o Governo diz que está tudo normal, eles são incapazes de admitir o erro. As centenas de profissionais da area é que estão errados.

  2. É fácil dizer que esta tudo normal, porém nós contadores apresentamos os erros eles não nos retornam com a solução, se esta normal por que não nos auxiliam então?

    Fiz reclamação no porta da JUCESP e na ouvidoria do estado de SP, dei sugestão de voltar a plataforma antiga que funcionava, estou há 15 dias tentando e nada.

  3. Não é justo com os profissionais da área, nem com os empresários, não tem soluções para nada, e ainda nos tratam com descaso…

  4. Está muito difícil mesmo, ja fazem dois dias que passei pela viabilidade porem a receita não reconhece o protocolo, para dar andamento nos trabalhos, corro risco de perder cliente pois ja nem sei mais o que explicar a eles, um sistema que funcionava perfeitamente hoje não funciona mais nada.

  5. É um descaso com a classe contábil e com os empreendedores que precisam estar regulares para poder trabalhar. São 15 dias esperando que essa “instabilidade” se resolva. Só que não existe instabilidade….a verdade é que o sistema não funciona!

  6. E quando ligamos para saber alguma informação, eles falam que eles trabalhando para melhor nos atender e nao tem uma data prevista de arrumar esse sistema..
    todas as vezes que ligamos sao varios atendentes e nem um qualificado em nos dar uma resposta precisa.
    esta muito dificil trabalhar, cheios de erros nesses sistema, algumas prefeituras sem preparo em nos da informação,
    e de chorar, infelizmente.

  7. Entendo a necessidade da mudança, porém o governo deveriam assumir que o novo sistema se encontra bem problemático e dar todo o suporte possível ao invés de ficar de “birra” dizendo que esta tudo normal… isto é Brasil.

  8. no mato sem cachorro!
    Essa é a verdadeira expressão dos contadores e pessoal de escritórios , quando precisam do site Vreredesim.

  9. Realmente não funciona como deveria. Por exemplo a viabilidade para se instalar a empresa é feita pelo portal com vinculo com o município, porém para CNPJs iniciados com 3, simplesmente não funciona, se a opção for regularização – evento 999.
    Falam em 24 horas mas a viabilidade é aprovada em no mínimo 2 dias, isso quando se consegue fazer.
    Tenho empresa em Cajamar que desde dia 14 tento e não consigo.

  10. Desde de 14/10 que não consigo fazer licenciamento dos meus clientes, estou totalmente parada…Falar que o sistema está funcionando perfeitamente para manter a imagem limpa perante a população é fácil, dificil é pra gente que mexe num sistema falho e que tem que ficar dando justificativas para nossos clientes….E não existe isso de abertura de empresa em 24h….

  11. Galera é sacanagem mesmo poi estou tentando liberar um Àlvara de um MEI pois o cliente está precisando FATURAR e aqui em Americana também ninguém sabe nada, a Prefeitura diz que nem acesso eles estão tendo para o novo Sistema, acho que vou ter que mudar de Profissão.

  12. É o CAOS instalado… ninguém consegue fazer nada… tenho 6 constituições pra gerar e o sistema não anda de jeito nenhum… fico me perguntando onde está a porcaria da “equipe técnica de prontidão na Junta Comercial dedicada a solucionar eventuais contratempos – caso haja necessidade, o empreendedor poderá procurar os canais de atendimento para sanar qualquer dúvida” que a JUCESP informou ter…
    SACANAGEM TOTAL COM TODO MUNDO!
    Certinho o Luciano Hang quando fala que ser empresário no BRASIL é um desafio… a pessoa nem consegue criar um CNPJ.

  13. A prefeitura está liberando a viabilidade, mas na hora de colocar o protocolo no RESIM fala que não foi encontrado o protocolo, ja cancelei e tentei várias vezes e nada.

  14. ESTOU USANDO O NAVEGADOR MOZILLA, PORÉM QUANDO CHEGA NO LICENCIAMENTO DA PREFEITURA DE SÃO CARLOS DÁ ERRO, FAZ VÁRIOS DIAS QUE ESTOU TENTANDO, SEM FALAR QUE O TELEFONE NÃO ATENDE E NÃO HÁ RETORNO DA OUVIDORIA.

  15. Licenciamento e viabilidade (ao menos o código 999) não estão funcionando, reconhecimento da viabilidade deferida após preenchimento do DBE também não está ocorrendo, além da grande dificuldade de assinatura de qualquer declaração via certificado digital, etc, etc. As empresas estão ficando com os Alvarás?licenças vencidas e sem perspectiva de renovação.
    Enviamos os erros via “Fale Conosco” com print da tela de erro e a resposta é sempre vaga e padronizada. Estamos vivendo um grande problema e precisamos que as Entidades Envolvidas tomem providências, ao menos para nos esclarecer sobre o tempo que ainda teremos que aguardar para a solução dos problemas.

  16. Lamentável a Jucesp dizer que o sistema esta funcionando corretamente. Precisam deixar o EGO de lado e assumir os erros, prestando contas aos empresários do Estado de São Paulo. Infelizmente isso atrasa os processo e empata a economia, responsável pela maior parte de nosso país. Obrigado Bandnews pela primeira notícia desde o dia 14/11. Porém, é necessário intensificar a pressão, caso contrário, continuaremos nessa situação.

  17. O Governo sendo Governo, isso é a mais PURA MENTIRA, o sistema nenhum dia trabalhou normal, sempre com erros e instabilidades, não temos suporte algum da JUCESP ou de qualquer outro órgão, sempre respostas repetidas e sem solução alguma, usam o usuário de cobaia, criam um sistema, NÃO FAZEM TESTES, e conforme tentamos trabalhar e aparece os problemas e relatamos eles vão arrumando o mesmo.
    Quero ver se eles vão fazer um comercial ou uma nota na televisão para mostrar aos clientes e pessoas que estamos tendo estas dificuldades.

  18. Lamentável que a JUCESP seja incapaz de reconhecer a falta de operacionalidade do sistema! Deveriam colocar algo no ar somente após exaustivos testes. Estamos reféns desse órgão, e sendo taxados de incompetentes pelos empresários. Não basta a coragem do empreendedor brasileiro diante de tantas e tantas normas legais e exigências, precisa também ter paciência e ficar pagando aluguel a toa. BAND, se possível, avance nessa investigação, pois estão mentindo descaradamente.

  19. O governo menti descarado e depois o Dória vai querer voto, o meu nunca mais.
    Esse novo sistema não funciona desde o dia 14/10/2019, uma simples solicitação de licenciamento, hoje não conseguimos mais fazer. Tudo tem que ter a viabilidade para fazer um licenciamento e DBE, é uma verdadeira porcaria esse novo sistema.
    Porque não deixarão o antigo sistema em atividade, junto com essa procaria de sistema novo, e somente retirasse do ar o antigo, quando o novo estivesse 100% ativo.
    Assim ninguém seria prejudicado.
    Lembrando: “Dória meu voto nunca mais, você foi a maior decepção”

  20. A odisséia continua sem resposta. Por telefone admitiram ontem que está com instabilidade e que foi passado para área responsável desde a semana passada, mas fica nisso a explicação. Como podem afirmar que está funcionando ?

  21. Eu Fico indignado é com os orgãos que representam a nossa classe contabil, CRC , CFC e SESCON, como aceitam isto sem fazerem nada. a unica coisa que sabem fazer e receber, e aplicar multas , mais nada.

  22. Não consigo fazer um licencimento, meus processos estão parados, tenho vigilancia para renovar e não consigo dar andamento em nada desde dia 14/10-19

  23. Liguei na JUCESP hoje, e tive que ensinar ao atendente algumas coisas, questionei o que ele fazia la se não sabia nada e ele perdeu a paciencia e assumiu que tb não sabe o que faz la, que está instruido apenas a dizer que o sistema está instável e não tem previsão de solucionar o problema, uma vergonha, 😡

  24. Governo mentiroso ! Não está funcionando e eles sabem muito bem disso ! Os municípios que tem a tal da Viabilidade estão com vários processos acumulados pois o sistema está com falhas para eles também , estive hoje de manhã na prefeitura de Mogi das Cruzes e me disse que está levando no mínimo cinco dias a viabilidade .
    Fora isso , após o DEFERIMENTO da tal viabilidade o protocolo SPP não é encontrado no REDESIM da Receita , o único que consegui fazer demorou 9 dias para “aparecer” na Receita para dar andamento .
    A Jucesp não foi digna de dar uma nota oficial assumindo os problemas , estamos sendo cobrados pelos clientes e não temos o que fazer e nem como comprovar que a culpa não é nossa.

  25. Estou tentando fazer o DBE, mas na hora de colocar o protocolo da viabilidade o protocolo no RESIM fala que não foi encontrado o protocolo, que ei vou dizer para meu cliente? Vergonha, sem solução.

  26. Não funciona, hoje mesmo tentei o dia todo, realmente um atraso, ja reclamei na ouvidoria da Jucesp e é puro descaso.

  27. Uma vergonha para nosso estado, todas as vezes que mudam alguma coisa, nada da certo, será que não fazem testes antes, estou parada a mais de 15 dias nossos clientes quer o serviços, paga por isso e não conseguimos atende-lo, vergonha estou indignada.

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