Os pais de alunos da rede municipal de ensino devem receber um “vale-uniforme” até o fim do mês de fevereiro.

A medida emergencial foi anunciada pela Prefeitura de São Paulo depois que a licitação para o fornecimento de 600 mil kits foi cancelada por indícios de fraude. O cartão pré-pago com 215 reais para cada estudante deve ser utilizado em lojas credenciadas. Mas a medida tem sido questionada por pais e professores.

A diretora Leticia Grisólio Dias, da escola municipal Professor Milton Ferreira, na zona sul da capital paulista, reclama da logística e responsabilidade pela distribuição dos cartões.

 

O processo suspenso previa a compra de 600 mil kits, com cinco camisetas brancas, uma calça, uma bermuda, uma blusa de frio, um par de tênis e cinco pares de meias.

A mãe de um aluno da rede municipal Kézia Alves aprova a distribuição do cartão, mas reclama da obrigação de ter que comprar o kit completo.

 

O prefeito Bruno Covas defendeu o uso de vale uniforme e afirmou que a medida é mais prática e ajuda a movimentar o comércio:

 

Os problemas começaram em novembro, quando um teste feito com materiais fornecidos pelas vinte empresas que disputavam a licitação reprovou todas as amostras e a licitação teve de ser suspensa.

A Controladoria Geral do Município investiga se as empresas estavam forçando a Prefeitura a uma contratação de emergência, sem licitação, pelas normas de qualidade antigas. A investigação também verificou indícios de atuação fraudulenta.

Duas das empresas usavam o mesmo domínio de e-mail e foram representadas pela mesma pessoa. Quatro delas não tinham nenhum funcionário registrado. Segundo o controlador-Geral do Município, Gustavo Ungaro, a suspeita é de que sejam empresas de fachada.

 

O início do ano letivo está marcado para o dia 5 de fevereiro. Até lá, o “vale-uniforme” ainda não estará disponível. A Prefeitura destaca, no entanto, que as escolas vão liberar a entrada dos alunos normalmente. O uso do uniforme não é obrigatório.

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome