Sanders discursa para apoiadores em New Hampshire. (Foto: Reprodução/CNN)

O senador Bernie Sanders comemora a vitória nas primárias de New Hampshire. Ele teve cerca de 26% dos votos, contra 24,5% de Pete Buttigieg. Projeções da CNN apontam que ambos os políticos vão ficar com nove delegados cada.

Somando com o resultado de Iowa, Buttigieg fica na primeira posição com 23 delegados – dois a mais do que Sanders. No discurso em que declarou a vitória em New Hampshire, Bernie Sanders falou em uma união democrata para derrotar Donald Trump:

 

Pete Buttigied também adotou um tom mais conciliador e destacou a importância de “votar azul”, fazendo referência à cor do Partido Democrata:

 

Inicialmente tido como um dos favoritos, o ex-vice-presidente Joe Biden ainda não engrenou na disputa. Em New Hampsire, ele somou cerca de 8,4% dos votos, ficando em quinto lugar.

Em Iowa, Biden teve 15% da preferência dos democratas, resultado que o rendeu a quarta posição. O ex-vice de Barack Obama, no entanto, se mostra otimista:

 

As prévias das eleições americanas continuam até o dia 7 de junho. A próxima etapa dos democratas é em Nevada, no sábado. De 13 a 16 de julho tem a Convenção do Partido Democrata, quando o candidato da legenda será nomeado.

Entre 24 e 27 de agosto, é a vez dos republicanos. O partido já declarou que apoia a reeleição de Donald Trump. Em alguns estados, inclusive, as prévias foram canceladas – apesar do protesto dos concorrentes do atual presidente. As eleições estão marcadas para 3 de novembro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome