Brasileiros enfrentam dificuldades para retornar da África do Sul há, pelo menos, uma semana.

Ao longo dos últimos dias, você acompanhou na BandNews FM o mesmo problema só que em outros países, como Peru e República Dominicana.

Enquanto alguns foram deslocados para hotéis próximos do aeroporto de Johanesburgo, outros permanecem dentro do terminal e sem previsão de embarque. A comerciante Naiade Granatelli relata a situação vivida por ela e por outros brasileiros que tentam voltar ao país:

Alguns brasileiros embarcaram com destino a Dubai para, de lá, tentar um voo para o Brasil. Porém, não há garantias de que consigam voltar com mais rapidez, o que acarretaria em mais prejuízos.

Quem preferiu aguardar na África do Sul não sabe quando vai retornar e fica sem saber o que fazer. O biólogo Ricardo Couto conta que muitos voos foram cancelados e que tenta voltar há uma semana:

A Agência Nacional de Aviação Civil cria um formulário online para ajudar brasileiros no exterior a retornar ao país. O questionário está disponível no site do órgão e deve ser preenchido por quem tem passagem comprada, mas não consegue voltar por causa das restrições no transporte. O endereço é o anac.gov.br/brasileironoexterior.

O Itamaraty diz que as fronteiras entre o Brasil e a África do Sul continuam abertas e que não há qualquer restrição das autoridades governamentais para o retorno dos brasileiros.

Já a LATAM informa que os voos da companhia foram cancelados em função do espaço aéreo estar fechado e que está em contato com diversas autoridades do Brasil e de outros países para analisar a viabilidade da repatriação dos clientes.

A BandNews FM procurou a South African Airways e aguarda uma resposta.

A África do Sul tem 240 casos confirmados do novo coronavírus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome