Um vídeo que está sendo difundido nas redes sociais e que mostra uma multidão de pessoas no centro de Campinas (SP) em um ato em “prol da saúde” de Jair Bolsonaro é falso. O vídeo original, gravado no Largo do Rosário, em Campinas, mostra a multidão reunida para assistir à transmissão de uma partida de futebol da Copa do Mundo, mais precisamente do jogo entre Brasil e Sérvia, realizado em 27 de junho deste ano.

A informação é do Comprova, grupo que reúne jornalistas de 24 veículos para checar informações durante a campanha eleitoral.

https://projetocomprova.com.br/post/re_2B5W8XZKM9xN

O deputado e candidato à presidência pelo PSL, Jair Bolsonaro, sofreu um atentado com faca em 6 de setembro de 2018 e, atualmente, se encontra internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

O Comprova verificou outros dois vídeos compartilhados na internet como de atos de campanha de Bolsonaro, mas que não guardam relação com a candidatura do presidenciável.

O segundo vídeo falso que circula no Facebook e em correntes de WhatsApp mostra o candidato Jair Bolsonaro discursando na Esplanada dos Ministério, em Brasília (DF). A corrente diz que a gravação é de uma caminhada realizada no dia 5 de setembro de 2018 e foi finalizada às 14h da mesma data. Isso é falso. O vídeo foi registrado no dia 13 de março de 2016, durante uma manifestação contra a corrupção e pela saída da então presidente Dilma Rousseff (PT).

No dia 5 de setembro de 2018, Bolsonaro esteve no Distrito Federal. Ele participou de uma carreata no centro de Ceilândia e em Taguatinga, não na Esplanada dos Ministérios, que fica no centro de Brasília. A informação consta na agenda do candidato do PSL, enviada à imprensa no dia 2 de setembro.

O Poder360, membro do Comprova, acompanhou o presidenciável nesta data, onde foram registradas fotos e vídeos da carreata do presidenciável. Em uma das gravações, é possível ver que ele discursou para um público bem menor em Taguatinga (DF) e não na Esplanada.

O Comprova já desmentiu em 18 de setembro um vídeo que supostamente mostrava um milhão de pessoas manifestando-se em apoio a Bolsonaro em Brasília. A gravação é de uma ato pelo impeachment de Dilma Rousseff, realizado em 2015.

O vídeo falso da manifestação em Campinas teve 4,7 milhões de visualizações desde que foi publicado, na sexta-feira, 14 de setembro. Os três vídeos, em seu conjunto, foram visualizados cerca de 6 milhões de vezes no Facebook até a quinta-feira, dia 19 de setembro

10 COMENTÁRIOS

  1. E os outros vários vídeos ?? Desses que são verdadeiros ninguém fala né. Vcs são uma piada, já ficou feio, tentando fazer a cabeça das pessoas, a diferença dessa eleição pAra as anteriores é que os eleitores do Bolsonaro são convictos, não há o que vcs possam fazer para mudar isso.
    #B17

  2. Bolsominions, aceitem que dói menos. Pelo amor, a verdade na cara de vocês e mesmo assim o “ego” de vocês não aceitam. Para que já tá ficando feio pra vocês.
    Bandnews, obrigada por divulgar a verdade, mesmo que isso doa em muitos.

    • É engraçado que a Bandnews parece mais preocupada com os vídeos que de nada valem do que com a fraude em relação ao indivíduo que atentou a vida do candidato.

    • Melhor acreditar num ficha limpa do que aceitar um bando de ladrões comprovadamente! engole vc sua burrice de achar que existe alguém melhor que o 17

  3. Acredito que a reportagem não tem o cunho partidário, mas sim informar a todos que se importam com fatos que realmente aconteceram.

  4. Muito bom Sr. Senhor Pablo, aproveita e explica porque já informaram que o registro na Câmara dos Deputados foi feito por engano, até pesquisa eleitoral de MADRUGADA foi divulgada para tirar o foco desse atentado bárbaro que poderia ter ceifado a vida de Jair Bolsonaro.

  5. BandNews, O Comprova perdeu credibilidade quando; em relação ao Ciro Gomes, frases como: “recebo a turma dele(Moro) na bala”; “Capitãozinho do Mato”; “sequestrar lula”; “o papel dela é dormir comigo”; como frases FAKE ou fora do contexto… quando há provas em áudio e vídeo de tudo isso que ele falou. Quando se trata de Ciro, Lula e outros larápios são frases tiradas do contexto, mas quando na boca de Bolsonaro se transforma em algo estarrecedor… Talvez medo daquele que vai passar a cobrar quem deve a nação… mas relaxem!!! Crédito financeiro é negociável… crédito de confiança e moral, Não!

  6. Sou Bolsonaro, mas já vi fake de ambos os lados. E estão todos errados quando postam farsas. Creio que a maioria dos candidatos não aceitam nem são cúmplices de notícias falsas. Mas há exceções, como o Humberto Costa que foi processado e condenado pelo TRE por publicar inverdade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome