A rede de fast-food McDonald’s foi multada em R$ 6 milhões por fazer publicidade direcionada às crianças. A decisão é do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), vinculado ao Ministério da Justiça.

O órgão analisou denúncias feitas contra shows do personagem Ronald McDonald, mascote da rede, em escolas. Para o DPDC, as apresentações faziam com que as crianças criassem um vínculo afetivo com a marca. O governo considerou, assim, que os shows acabavam sendo usados como pretexto para publicidade, o que é abusivo segundo o Código de Defesa do Consumidor.

O DPDC também condenou a revista Vogue Kids e a empresa de roupas e acessórios Couro Fino por irregularidade em publicidade dirigida ao público infantil. Nesses dos casos, o problema foi mostrar crianças usando roupas de adulto e fazendo poses sensuais.

Empresa vai recorrer

As empresas têm 30 dias para pagar as multas, mas ainda podem recorrer das decisões. É o que a Arcos Dourados, dona da marca McDonald’s no Brasil, diz que vai fazer.

“Esclarecemos que o McDonald’s já não promove shows em escolas há mais de um ano. Quando isso era feito, os shows eram realizados mediante solicitação, por escrito, da direção da entidade, sendo o roteiro previamente discutido com os educadores e a direção desses estabelecimentos, a fim de se adequarem aos interesses daquela comunidade específica’, diz a nota da empresa.

O McDonald’s afirma, ainda, que os shows “apresentavam temas como educação, meio ambiente, ciência, cultura e prática de esportes e não promoviam, de qualquer forma, os alimentos ou produtos vendidos nos restaurantes. Essa era uma atividade de responsabilidade social do McDonald’s que não visava estimular nenhuma atividade comercial da companhia”.

As demais empresas foram procuradas pela reportagem, que aguarda posicionamento.

2 COMENTÁRIOS

  1. Multado por que?
    Faz mal a saúde? Se sim, proíbam a venda.
    Se não faz mal, deixem as empresas trabalharem.
    A educação alimentar vem de casa e não das escolas.
    O problema do povo brasileiro atualmente é esse, todos querem controlar a vida dos outros e querem que os outro cuidem dos seus filhos….
    Esse país é uma piada!

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome