A Associação Brasileira de Procons (Procons Brasil) classifica como “equivocada” e “ofensiva” a cartilha divulgada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) que classifica consumidores de acordo com determinados perfis.

O documento, cujo título é “Treinamento: Excelência no Atendimento”, foi enviado a órgãos de todo o país e tem orientações de como analisar e registrar as queixas. Num dos trechos, define perfis de consumidores e lista os que são considerados “mais difíceis”, como o “Kid Tocaia” (que agiria com ironia), o “Rambo” (muito nervoso) e o “Frente Fria” (baixo astral).

Em nota distribuída aos dirigentes dos órgãos associados, a Procons Brasil diz que não concorda com a categorização de consumidores nem com a forma de treinamento sugerida pela cartilha. “Os Procons são locais de cidadania e é neste órgão público que acolhemos os cidadãos já fragilizados, atendendo-os com respeito e empatia”, diz a nota.

Para a associação, o envio da cartilha é resultado do esvaziamento de cargos técnicos em diversas coordenações relacionadas à defesa do consumidor.

O Ministério da Justiça informou que o material é de total responsabilidade da Senacon, o que, para a Procons Brasil, demonstra “a falta de coesão da secretaria e de seu departamento jurídico (DPDC), que é responsável pelo assessoramento técnico”.

1 COMENTÁRIO

  1. Todo ser deve ser tratado com cordialidade e respeito ! A despeito das experiências que vivi em vários setores e inúmeras situações, ressalto que existem lugares onde existe o preparo de profissionais para atender e lidar com o ser humano. Isto exige treinamento, bom senso, boa educação e uma lição básica: não faça aos outros o que você não gostaria que fizessem com você! Amor a você e ao próximo! Onde vi e estou vendo exemplo de tais atitudes que deveriam ser de todos, em qualquer lugar e circunstância? Estou vendo isso no Hospital do Amor em Barretos. Pessoas bem orientadas, preparadas realmente louvável e comprovadamente possível ! Qual o medo de sermos educados, preparados e vocacionados para nossas particulares aptidões? Seja qualdoe a tua, prepare-se, eduque-se e seja amável, não por.imposição de “idéias ou filosofias” mas porque ser amável é bom, faz bem para você e para os demais! É bom ser bom !!!!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome