Um levantamento da consultoria PSafe mostra que quase 30 milhões de brasileiros foram alvo, em 2018, de pegadinhas usando o nome de marcas famosas. Eles receberam mensagens pedindo que clicassem em um link e informassem dados pessoais para terem direito a brindes.

Quem clica no link é direcionado a um site muito parecido com a página real da marca e, além ter informações sigilosas coletadas, pode, sem saber, instalar vírus no celular ou no computador.

Só nos últimos 30 dias, quatro pegadinhas tipo envolveram o nome da americana Mary Kay, segundo o levantamento. Segundo os dados da consultoria, juntas, essas páginas tiveram mais 138 mil acessos e compartilhamentos até agora.

Nos últimos meses, boatos semelhantes envolveram marcas como Coca-Cola, O Boticário, Faber-Castell e Cacau Show.

Promoções “imperdíveis”

O esquema tem sempre algumas características em comum: trata-se de uma promoção “imperdível”, de uma marca conceituada e é preciso correr para não perder. O consumidor precisa digitar dados pessoais, como nome completo, CPF e endereço.

O balanço da PSafe mostra que, em 2018, houve 59 ataques via links maliciosos por minuto, 36 mil por hora e 86 mil por dia. No total, houve mais de 60 milhões e quatrocentas mil vítimas de links maliciosos no Brasil em 2018.

O phishing, esse golpe usando marcas famosas, é o mais comum: a estimativa é de que 29,9 milhões de brasileiros foram alvo dessa estratégia no ano passado.

Como identificar o golpe

Recebeu alguma mensagem que gerou alguma dúvida? Siga algumas dicas do Procon-SP:

  • Desconfie de promoções vantajosas demais
  • Acesse o site da empresa e verifique se há, de fato, alguma promoção
  • Não informe dados para links enviados por redes sociais ou e-mail

2 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde! Sempre participo de promoções do Boticário onde recebemos esses links e após a confirmação da participação vamos até a loja escolhida para retirar o brinde. O Botica faz várias dessas promoções via link…
    Mas tem mesmo que se certificar antes de participar.

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