Começar a andar, falar, entender o mundo a volta, compreender melhor sons, gostos, cores… A primeira infância é um momento de pura descoberta, de aprendizado. Tudo é novo. Para dar conta de tantos estímulos, o cérebro infantil é duas vezes mais ativo do que o de um adulto. Além disso, 75% da energia do corpo é destinada ao desenvolvimento neurológico.

Imagina você, adulto, que já tem, ou deveria ter, maturidade, precisando lidar com tudo isso? Não é fácil, né? Assim como não é para os pequenos. Diante disso, muitas vezes nós ficamos sem saber como lidar com mecanismos encontrados com eles para extravasar esse turbilhão: como a birra, a curiosidade, a imaginação. E, por isso, fizemos um programa Seus Filhos inteirinho só para tirar dúvidas sobre o tema. E, lógico, que caprichamos nas dicas.

Um site bem bacana sobre o tema é o primeirainfanciaempauta.org.br. Lá é possível encontrar artigos, testes, vídeos… Enfim, tudo que você precisa saber para tirar suas dúvidas.

Já para ilustrar o assunto temos duas dicas de filmes. Começamos com “Ponte para Terabítia”, dirigido por Gábor Csupó. O longa conta a história de Jess, que se sente um estranho na escola e até mesmo em sua família. Durante todo o verão ele treinou para ser o garoto mais rápido da escola, mas seus planos são ameaçados por Leslie, que vence uma corrida que deveria ser apenas para garotos.

A outra indicação é “Indomável Sonhadora”, que tem direção de Benh Zeitlin. A película tem quatro indicações ao Oscar e mostra a história de uma menina pobre de seis anos de idade, que vive no sul dos Estados Unidos. O filme narra a vida difícil que leva com o seu pai, um homem temperamental com a saúde debilitada. Ela enfrenta desde tempestades ameaçadoras a monstros lendários.

Até a próxima dica!

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome