Crescer nem sempre é fácil. A inserção no mundo causa angústia. São tantos os passos rumo ao crescimento e ao desenvolvimento dados diariamente pelos jovens que a ansiedade toma conta da rotina. Como se isso tudo não bastasse, tem a cobrança por resultados, ou seja, boas notas, novos cursos extracurriculares… E nesse caldeirão, a tensão só aumenta. Isso sem falar pela hiperconectividade exigindo atenção constante.

A ansiedade é um dos transtornos psiquiátricos mais comuns atualmente nas crianças e adolescentes. Cerca de 10% das crianças sofre com algum transtorno ansioso e cinco em cada 10 passarão por algum episódio depressivo.

A depressão na infância e na adolescência cresce em todo o mundo. No Brasil, a estimativa é de que 8 milhões de jovens até 17 anos sofram com a doença. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a OMS, o transtorno é o principal causador de incapacidade de realização de tarefas do dia a dia entre crianças de 10 a 19 anos.

As causas podem ser variadas e os sintomas muitas vezes de difícil percepção para alguns pais. É preciso conhecer o filho para detectar que algo está errado. E para te ajudar a refletir sobre os transtornos mentais na infância e na juventude temos indicações de livros, filmes e sites.

Começamos com o longa “O lado bom da vida”, dirigido por David O. Russell. O filme retrata a história de Pat Solitano Júnior, que depois de uma fase difícil, está disposto a seguir em frente e reconquistar sua ex-mulher. Através de amigos, ele conhece Tiffany, que lhe promete ajuda na tarefa da reconquista. Uma inesperada ligação começa a uni-los.

Já o livro indicado pela psicóloga Rosely Sayão foi o “Depressão na infância, uma abordagem antropológica”, da escritora Eunice Nakamura. A publicação aborda as diferentes visões da doença mental na infância.

Para fechar, a indicação é o artigo “Um relato sincero sobre a síndrome do pânico e a ansiedade crônica”, que está no blog “Queime depois de ler”.

Até a próxima dica!

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome