A literatura está no ar aqui no Seus Filhos em versão ampliada de hoje. Isso porque estamos inspirados na Flip, a Festa Literária Internacional de Paraty, que começa no próximo dia 10 na cidade da Costa Verde do Rio de Janeiro. O evento, que é um dos principais do Brasil, consegue abrir espaço para leitores de todas as idades e apaixonados pelos mais variados gêneros literários. E por isso, vamos refletir um pouco a partir de agora sobre esse hábito que tem um poder transformador.

Nossas dicas literárias vão tomar vários rumos. Mas começamos com opções bacanas de livros infantis. Afinal, a formação de leitores pode começar mais cedo do que muita gente pensa. E, por isso, já começamos com “Zoom”, de Istvan Banyai CeilâNdia. A publicação, que é composta apenas por ilustrações, conquista crianças e adultos.

Outro livro muito bacana para a criançada é “A Bolsa Amarela”, de Lygia Bojunga. O clássico da literatura infanto-juvenil trata de uma menina que entra em conflito consigo mesma e com a família ao tentar reprimir três grandes vontades… Vamos parar por aqui para não dar spoiler. Vale muito a leitura.

Mas por aqui também há espaço para os adolescentes. E a lista preparada pela Rosely Sayão está recheada de clássicos. Começamos com “O Jardim Secreto”, da autora inglesa Frances Hodgson Burnett. Tem ainda “O apanhador no campo de centeio”, de J. D. Salinger. E, lógico, que não podemos deixar de fora um autor brasileiro. Então, indicamos ainda para os jovens o livro “Capitães de areia”, de Jorge Amado.

Por aqui há dicas para pais também. Anote aí, então. A primeira indicação é “Papai Punk – Sem regras, só a vida real”, de Jim Lindberg. Outra publicação bacana para refletir sobre a maternidade e a paternidade é “A culpa é da mãe”, de Elizabeth Monteiro.

Ficamos por aqui depois dessa coletânea completa para pais e filhos. Até a próxima dica!

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome