Coach esportivo auxilia atletas brasileiros no sonho da medalha olímpica

    0
    305

    Há nove anos, Nell Salgado é coach esportiva de atletas de alto rendimento renomados, como a judoca campeã olímpica na Rio 2016, Rafaela Silva, e Ingrid Oliveira, dos saltos ornamentais, que recentemente foi campeã do Troféu Brasil, alcançando índice para o Mundial.

    O trabalho em conjunto com os atletas tem como objetivo entender o padrão comportamental, o funcionamento, convicções e verdades de quem deseja chegar ao topo do pódio em uma Olimpíada para saber o que de fato afasta ou aproxima na conquista da meta estabelecida.

    Pelo fato de atender esportistas de diferentes modalidades como canoagem, natação, MMA e taekwondo,  Nell Salgado precisa estudar as regras e a forma ideal para conduzir o processo mental em conjunto com as questões técnica, tática e equipe multidisciplinar.

    O Instituo Reação, que promove o desenvolvimento humano e a inclusão social por meio do esporte e da educação, conta com o apoio da coach nas categorias de base há seis anos. O projeto, idealizado pelo judoca Flavio Canto e o treinador Geraldo Bernardes, criou uma parceria de sucesso, sendo o maior exemplo de sucesso da profissional.

    A carioca e atleta do Reação, Rafaela Silva se consagrou na Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016, ao conquistar a medalha de ouro na categoria peso-leve, se destacando pela performance e também pelo poder transformador do esporte na vida da menina nascida na favela Cidade de Deus.

    Crédito: Instagram. A coach esportivo Nell Salgado com a campeã olímpica Rafaela Silva.

    Para alcançar este feito na Cidade Maravilhosa, Rafaela viveu momentos de tristeza e dor. Na Olimpíada de Londres, em 2012, foi desclassificada por ter aplicado um golpe catada de perna, considerado ilegal há pouco tempo por causa da revisão das regras.

    “É importante pontuar para as pessoas que acompanham o esporte olímpico só a cada quatro anos que só de estar ali, na Olimpíada, o atleta é um campeão, principalmente se tratando do baixo incentivo do esporte no Brasil. No caso da Rafa, ela sofreu uma desclassificação, pois as regras tinham sido modificadas há pouco tempo. Foi muito julgada, como se estivesse agindo de má fé, sofrendo ataques racistas, entrando em depressão. Eu comecei no Instituto Reação, do Flavio Canto, quando ela tinha embarcado para a Olimpíada de Londres, então a conheci depois desse episódio. A irmã dela, a Raquel, nos apresentou. Perguntei para a Rafaela qual seria a sensação de ver pela televisão, já que ela queria parar de lutar,  de ver as adversárias conquistando uma medalha que poderia ser dela, ainda mais em casa”.

    O resultado positivo dos atletas olímpicos de Nell passam pela matemática. Segundo ela, o que dá tranquilidade para o atleta competir é o quanto ele se preparou. “O diálogo é sempre em cima das evidências para saber que está pronto. De 0 a 10 o quanto você acredita na medalha? os números não mentem, completa a coach esportiva.

    Confira a entrevista na íntegra da coach esportiva, Nell Salgado para a quinta edição do quadro “Na Trilha do Pódio”, da rádio BandNews FM:

    #NA TRILHA DO PÓDIO- EDIÇÃO 5

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Deixe seu comentário!
    Por favor, informe seu nome